A osteoporose é definida como uma doença óssea sistêmica caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com consequente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade a fraturas.
É uma condição que afeta principalmente mulheres após a menopausa, mas também pode afetar homens e mulheres mais jovens. A osteoporose ocorre quando o corpo não produz osso novo com rapidez suficiente ou quando o osso existente é reabsorvido mais rapidamente do que o corpo pode substituí-lo.
As fraturas mais comuns são as vertebrais e de colo de fêmur. Esta muitas vezes necessita tratamento cirúrgico e está associada a grande diminuição do estado funcional e qualidade de vida do indivíduo.
Os sintomas da osteoporose podem não ser evidentes até que tenham causado uma fratura, mas podem incluir dor nas costas, diminuição da altura e postura curvada. O diagnóstico geralmente é feito com uma densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea.
O exame mais adequado para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que permite avaliar o estágio da doença e serve como método de acompanhamento do tratamento. É um exame indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur. Recomenda-se a realização de densitometria óssea em todas as mulheres com 65 anos ou mais. Ela também é indicada para mulheres no climatério com idade inferior a 65 anos que apresentam ao menos um fator de risco para osteoporose como uso prolongado de corticoide, baixo peso, tabagismo, artrite reumatoide, antecedente de fraturas por fragilidade óssea, pais com antecedente de fratura de quadril, etilismo ou menopausa antes dos 45 anos.
As fraturas decorrentes da osteoporose são a principal causa de morbidade e mortalidade em pessoas idosas. Apesar do substancial avanço na detecção do risco de fraturas e ampla variedade de possibilidades de tratamento farmacológico para reduzir o risco de fratura, muitos indivíduos com alto risco para fratura não recebem investigação e tratamento adequados.
A importância do cálcio – com o passar da idade, ocorre uma diminuição na absorção de cálcio e aumento de sua eliminação. A ingestão inadequada pode resultar em redução da massa óssea. Sendo assim, é importante uma adequada oferta de cálcio proveniente da alimentação. A recomendação de cálcio é de 1200mg/dia para adultos e 1500 mg/ dia para mulheres no período pós menopausa. Além disso, é também importante uma adequada ingestão de vitamina D que melhora o aproveitamento do cálcio ingerido.
Por outro lado, existem alimentos prejudiciais a osteoporose como café, chás escuros, refrigerantes, bebidas alcoólicas e dietas com quantidades excessivas de fibras, pois estas diminuem o aproveitamento do cálcio.
Tratamento para Osteoporose
O tratamento e a prevenção da osteoporose envolve geralmente uma combinação de mudanças no estilo de vida, tais como exercícios de fortalecimento muscular e ingestão adequada de cálcio e vitamina D, e medicamentos prescritos para aumentar a densidade óssea e reduzir o risco de fraturas, quando indicados. A terapia hormonal na menopausa pode ser indicada para prevenir a perda de massa óssea e diminuir o risco de fraturas. Converse com seu ginecologista sobre a possibilidade e a indicação para fazer reposição hormonal.
Para evitar a osteoporose, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em cálcio e vitamina D, exercícios regulares de fortalecimento muscular e evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool. Também é importante realizar exames médicos regulares para monitorar a saúde óssea e receber tratamento precoce se necessário.
A Medicina do Estilo de Vida é uma abordagem que visa garantir hábitos de vida que podem prevenir e até mesmo reverter doenças crônicas. Conheça mais essa abordagem. Isso certamente trará enormes benefícios para sua saúde e bem-estar!
Alessandra Ceravolo
Referências bibliográficas:
https://www.febrasgo.org.br/pt/febrasgo-position-statement/item/propedeutica-minima-no-climaterio-pt
Compston J E, McClung M R, Leslie W D. Osteoporosis Lancet 2019;393:364-76
Cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia:
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoporose/
11/05/2023